Encontre sua paixão em webdesign

A era digital tem sido alimentada pelos jovens e eles mesmos são o futuro da internet. O mercado do webdesign é muito promissor e atraente, ainda mais com a possibilidade de trabalhar como freelancer. Imagine poder estabelecer seu próprio preço e horário de trabalho, ser pago para trabalhar em casa e ainda ter tempo para família, lazer, viagens, é ou não é o trabalho dos sonhos? Mais é preciso entender que a área de webdesign não é tão simples assim, além de que para se encontrar na situação do paragrafo anterior serão necessários alguns anos de dedicação e paciência.

Primeiramente é necessário saber que área do webdesign mais faz brilhar os seus olhos, pois é mais é extenso do que parece, você pode até ser multidisciplinar mais é preciso especializar-se em uma área.

Para isso analise profunda e criticamente suas habilidades e aptidões, você se sente melhor projetando e criando no photoshop ou será que o que te fascina mais, é programar, tornando possível o visual e interatividade que o cliente deseja e ainda desenvolver novos métodos de aplicação de projetos gráficos na web, ou ainda planejar projetos web, visando a necessidade do cliente e do usuário gerenciando para que tudo corra conforme o planejado, enfim como disse antes o webdesign é mais extenso do que parece.

Há duas áreas porém que são as mais apaixonantes (na minha opinião é claro e só elas que eu me dedico) é claro que mediante a amplitude do projeto mesmo sendo freelancer e precisando de grana não trabalho sempre sozinho.

Webdesign e Design Gráfico*

Esse profissional projeta o site no que diz relação ao visual, e seu conhecimento inclui arte, cores, diagramação, e claro os softwares de edição de imagens e vetores, os softwares da Adobe lideram o mercado e tem uma gama muito grande de ferramentas, os softwares essenciais são: Photoshop, Illustrator, Flash e Fireworks.

Eu acredito que o webdesign começa no design gráfico, por isso o conhecimento e a prática quanto mais extensa, melhor, procure desenvolver logotipos e identidade visual, panfletos, folders, cartazes e ate cartões de visita, isso dará a você uma experiência e prática muito boa para desenvolver websites.

Os caminhos do programador*

É também uma área muito fascinante mais que exige bastante estudo e prática, o programador é o principal responsável pela interatividade do site, sem as linguagens de programação não é possível o site sair do projeto e entrar no ar. As linguagens mais simples são HTML e CSS, mais vai bem além disso, o programador também deve ter o conhecimento de PHP e JavaScript, sem falar do ActionScript para sites em flash.

Dessas linguagens o programador pode vir a se tornar desenvolvedor, esse cara depende do conhecimento mais amplo possível das mais diversas linguagens e da criatividade, pois vai desenvolver novas formas de aplicação de projetos gráficos, ideias para web e ainda pode se tonar desenvolvedor de softwares.

E é isso aí meu amigo analise suas habilidades e veja o que lhe dá mais prazer, então dedique-se mais ainda, adquira mais conhecimento, talvez estudando em casa ou fazendo um curso especifico, você é quem sabe, mais acima de tudo deve ter dedicação e prazer.

Baseado no texto:
"Finding your passion in webdesign", do site http://webdesignledger.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto meu amigo.
Não podemos esquecer de falar sobre as especialidades que são diversas. Não sei quanto à programação, mas sobre webdesigner, temos o Designer de Interação, Motion Designer que estão muito em alta na região sul e sudeste do país.

Concordo quando disse que o profissional de Webdesigner pode começar com Design Gráfico, mas não é fácil um Designer Gráfico fazer um bom trabalho na área da Web, já que ambas áreas exigem certos acabamentos diferentes.

Mais uma vez parabéns pelo texto :D

marcoscg disse...

De fato a área de web é muito, mais muito extensa mesmo, e diversidade de especialidades tanto para programadores quanto para webdesigner é imensa, mais quis focar nas áreas basicamente!