9 Principios do Design de Logos

A maioria de nós, sabe a importância de primeiras impressões, ir para uma entrevista do emprego dos seus sonhos mal arrumado é ultima coisa que voc ê faria, certo?
Imagine então o visual da sua logo... como está?
Ou pior ainda não tem uma logo, ou talvez já criou dezenas de logos e não as vê emplacarem!
Leia as dicas de Seth DeMaio para criar logos de sucesso:

1.Limpeza
Menos é mais. A maioria das grandes marcas são muito simples.



2.Cativante
Crie um design que fique gravado na mente das pessoas.



3.Sempre atual


A logo Coca-Cola foi criada em 1885, alcançando 125 anos de idade.
O que ajuda a logo a ser atual é um estilo que não se baseie em qualquer tendência de moda, mas a partir dos elementos de design, e aplicados na logo.
Por exemplo, se a Coca-Cola voltar e usar a sua primeira logo, você continuará identificando como Coca-Cola. No entanto o que se eu lhe mostrar o logotipo da IBM desenvolveram no final de 1800, as chances são de que ninguém seria capaz de identificar a empresa. Aperfeiçoamentos em logotipos ao longo dos anos devem acontecer mais com sutileza por isso que é necessário levar em consideração a longevidade da marca na sua origem.
Mais se a marca já existe... você como um bom designer que é, deve propor mudanças aos seus clientes as vezes súbitas, as vezes lentas, porém, mudar é preciso, nos tempos modernos. Portanto simplifique!



4.Relevancia
Você não iria aparecer num casamento parecendo que você acabou de chegar de uma “pelada”!




5.Ajustável
A logo deve ser elaborada para ficar bem diagramada tanto num outdoor ou reduzida para caber em um lápis e ainda assim continuar reconhecível!
É preciso levar em consideração que a logo será usada nos mais diversos meios, papel, plástico, camisa, web, TV por isso a simplicidade e ajustabilidade (palavra difícil hein!)
Devem andar sempre juntas.
Tive um professor na universidade (Acilon-IESAM) que sempre dizia: “Se a logo ficar bem em pb fica bem em qualquer cor!” (mão no bolso peito estufado!)



6.Significância
Logos de alta classe tem sempre algum aspecto de seu negócio escondido dentro deles.
Você pode ver a seta que a FedEx colocou em seu logotipo?



7.Universal
Linguagens, tendências e outros aspectos que irão incorporar a logo podem mudar de lugar para lugar. A logomarca precisa ter isso em detalhes como formas e cores, de modo que se a logo for impressa em outro idioma que todos saibam que empresa é essa e que serviço ela oferece, e que não ofenda a cultura alheia.
É importante na hora do briefing (palavra bonita!) saber qual local a seu cliente atua e se le pretende oferecer seus produtos no exterior, pesquise e procure saber como as pessoas pensam, conheça o público alvo!




8.Tipografia ou símbolo
Na hora de usar grafismo e tipografia juntos tenha certeza e respaldo de que eles realmente combinam ou se são duas adolescentes brigando pela atenção do garoto mais popular da escola!



9. Inteligência
As logos mais populares e interessante são projetadas com elementos que você sabe o nome sem que seja necessário escrevê-lo.



Lembre-se, a logo do seu cliente irá representá-lo e refletirá a qualidade do trabalho da sua empresa!

Matéria original em: designm.ag/

Sobre o autor
Seth DeMaio trabalha na BOON Design Multimedia

3 comentários:

MECK disse...

Muito bom esse post marcos, eh isssssaaêee

marcoscg disse...

Valeu Mek, espero ter ajudado vc com este post!

Artur Araújo disse...

Só o Marcos para postar conteúdos como este, muito bom e essencial para qualquer designer.
Parabéns